sexta-feira, 13 de maio de 2011

Admirável Mundo Nosso

Ouvimos e dizemos diariamente chavões e conhecimentos cravados na sociedade, sem falar nas ações inconscientes que fazemos pensando ser por vontade própria.
A verdade é que estamos imersos num ambiente cheio de pequenas e grandes manipulações, e por mais que um indivíduo esteja ciente e fuja deste condicionamento, é impossível não acompanhar padrões sociais, por mais simples que sejam,  pelo simples fato de todo o conhecimento e  cultura ser constituinte desta sociedade, afinal nada mais senso comum que criticar o senso comum.

Reconhece isso?
Admirável Mundo Novo - sinopse

Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "Admirável mundo novo" é um dos livros mais influentes do século 20.

“Alfas-mais são superiores aos ípsilons-menos, 5 horas por noite, 5 dias por semana, durante 4 anos, dos 7 aos 11 na sala de condicionamento social de classes.”(Bernard Marx - Admirável Mundo Novo-Aldous Huxley)
Em Admirável Mundo Novo, vemos uma sociedade futurista que é “perfeita”, da qual todos os indivíduos são condicionados desde pequenos a aceitar as circunstâncias da vida e suas implicações.
São condicionadas para estabelecer funções variadas, desde cargos superiores administrativos até simples “peões de fábrica”. Nesta sociedade todos são cientes de seu papel funcional, e o mais importante, satisfeitos com seu status social.
“Afinal um ípsilons-menos é inferior a um  alfa-mais, todos sabem isso.”
“Se sou ípsilons-menos, trabalho mais que betas e alfas e ainda recebo menos privilégios, é por que nasci assim. “FORD(Deus) quis assim. E se houver em algum momento descontentamento tomo minha ração diária de soma(novelas, fofocas, big brother )e acabam-se os problemas.”

É claro que muitos destes comportamentos no livro(Admirável Mundo Novo)  são muito distantes e as vezes radicais se transferidos para a nossa sociedade mas é espantoso entretanto que possam ser feitas comparações de uma sociedade futurista e extremamente radical com  a nossa.
É impossível não estabelecer relações entre diversos comportamentos e atitudes de pessoas da atualidade com a utópica (ou seria distópica ) sociedade de Aldous Huxley.
Será então que estamos tão distantes desta sociedade altamente condicionada mostrada no livro ? Ou já sofremos vários destes sintomas de uma sociedade estática ou até robótica...

Referências:
 http://www.skoob.com.br/livro/lista/









Nenhum comentário:

Postar um comentário