sexta-feira, 13 de maio de 2011

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - George Orwell

“TODOS OS ANIMAIS SÃO IGUAIS,
PORÉM UNS SÃO MAIS QUE OS OUTROS” 

 
Eras que vão tarde, que nos fizeram sofrer e que nos trazem cicatrizes e lembranças de um ser que nos envergonham, que está além do nosso alcance descobrir o motivo de tamanha frieza .

Provamos o gosto da aniquilação, de seres que se consideravam superiores ao passo de cometerem crueldades e humilhações, submetendo aos  dominados e subordinados os  mais terríveis trabalhos, dores físicas e principalmente sentimentais, que os faziam muitas vezes esquecer o significado de ser um humano.

No século XX foi observada  uma grande aproximação do tratamento dado aos animais para os humanos nos campos de concentração nazistas e gulags soviéticos, onde a natureza do indivíduo era esquecida e possuía meramente função de trabalho escravo, sendo que ao final de sua produtividade era descartado como um animal de tração que ao final de sua vida não possui mais a força para realizar tal trabalho.
Esta época obscura que nos dá angústia ao ver dados e fotos sobre as crueldades realizadas aos judeus e prisioneiros soviéticos viraram passado. Mas será mesmo que tais crueldades não ocorrem mais? Realmente não ocorrem, pelo menos contra humanos, porque contra animais a história é outra
.
É de conhecimento popular que não só na atualidade mas por toda a história humana os animais foram abusados como seres vivos. Subordinados humanos em todas as culturas, foram esquecidos seus direitos, assim como foram esquecidos os direitos humanos das milhões de pessoas que sofreram nas mãos nazistas e soviéticas.

O repúdio contra as ações feitas pelos regimes totalitários do século passado ocorre obviamente pelo horror causado, pela maldade e frieza. Acontece  também porque  o homem se viu em uma situação de total submissão , nada se podia fazer contra o poder daquelas organizações ofensivas e repressivas , que matava e  torturava , fazia sofrer com doenças , fome e maus tratos. O homem viu-se atado por pés e braços, jogado as traças, e na mão de pessoas que possuíam o poder para fazer o que quiser com suas vidas.

A pergunta é:

Será que o tratamento dado aos prisioneiros nazistas e soviéticos, além de todos os que sofreram de maneira igual pelo decorrer da história é tão diferente ao tratamento dado aos animais pelo homem?

É demais pensar que há semelhanças entre tais fatos?

Um exemplo simples é:

Pessoas que  morreram em campos de concentração nazista para fins médicos, usadas como cobaias em testes variados, muitas vezes operadas sem anestesia e outras formas cruéis, foram essenciais para muitos avanços da medicina no século passado.

Logicamente que tal fato apesar de ter ocasionado avanços na medicina, é totalmente inaceitável, e é com total razão que todos devem sentir arrepios ao ouvir tais fatos ocorridos.

Porém...

Ratos , macacos , cachorros e uma lista extensa de animais são usados não apenas hoje, mas há muito tempo para os mais variados tipos de pesquisa.

Mas você pensa que é para beneficio destes?
Não. O homem usa-os como se fossem pedras. Objetos sem sentimentos, sem dor, apenas para satisfazer as necessidades humanas, muitas vezes desnecessárias.

E qual é  a reação pública de tal fato? Ocorre todo este sentimento de angústia sentida pelos “humanos cobaias” ?
É de se esperar e é compreensível que a reação das pessoas seja diferente nos dois casos, porém é incompreensível que a reação em relação aos animais seja quase nula. Pouco se ouve a respeito objetivamente contra tais usos em pesquisa, ou qualquer desrespeito aos animais, ou mesmo a  caça que levam espécies e espécies para o encontro da extinção.

A conclusão a que se chega é que  animais cobaias, animais de granjas, que são confinados sem nenhuma escolha e poder de reação, baleias e peixes caçados incessantemente e etc , são muito semelhantes aos prisioneiros de Auschwitz ou qualquer gulag esquecido no meio da Sibéria.

 

Nada se pode fazer contra um humano que tem armas, que tem total poder sobre sua vida, que te caça, que te usa, que tem tamanho poder que torna todo o resto refém de sua ambição.

 

O que pode um animal fazer  ?









Nenhum comentário:

Postar um comentário